Feito à mão 100% com carinho
  Blog

Coisas da Mammy… Ser mãe tornou-me mais consciente e mais ecológica.

Escrito em 23 de Mai. de 2020

Coisas da Mammy… Ser mãe tornou-me mais consciente e mais ecológica.

Sempre fui uma pessoa com preocupações ambientais e de bem-estar, mas ser mãe despertou em mim outras preocupações. Todas as minhas escolhas iriam ter, de forma direta ou indireta, uma consequência sobre o meu filho e foi assim que me tornei mais consciente do meu lugar neste mundo, qual o papel que queria ter enquanto mãe e que pegada queria deixar por cá, percebi que tinha que arranjar tempo para ter tempo… restabelecer prioridades e reorganizar a minha vida.

Aos poucos dei por mim a implementar na minha vida uma filosofia de Desperdício Zero e, inspirada por Bea Johnson, após ler o seu livro com o mesmo nome, passei a recusar aquilo de que não preciso, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar tudo aquilo que não posso recusar. Simplifiquei a minha vida e reduzi o desperdício em minha casa. Para além de poupar na carteira, poupo imenso tempo que posso usar para coisas mais importantes, como os meus filhos, por exemplo.

Na prática como é que isso acontece?

Ora, se não tiver uma casa atulhada de tralha que não preciso, não gastarei tanto tempo a limpá-la… se deixar de ser uma consumidora ávida e "irresponsável" pouparei mais dinheiro e produzirei menos lixo… se produzir os meus produtos de higiene e limpeza da casa ou optar por produtos mais artesanais usarei menos embalagens de plástico e não estarei exposta a químicos prejudiciais à saúde.

Em suma, melhorei o meu estilo de vida, a minha saúde, poupo mais dinheiro e tempo, e proporciono um futuro melhor para mim, para a minha família e para o planeta.

Estas mudanças e o restabelecer prioridades fizeram de mim uma mãe mais consciente do nosso legado como pais. Somos nós os responsáveis pelos adultos que teremos amanhã. Educar é das tarefas mais difíceis do ser humano, mas somos responsáveis por estabelecer relações saudáveis e favoráveis ao desenvolvimento dos nossos filhos. “Uma criança precisa de afecto e de aceitação, de contacto físico, da presença física dos pais, de amor e de limites, de compreensão, de interacção com pessoas de todas as idades, de experiências tranquilizantes e de uma grande parte da atenção e do tempo dos pais” 1

Nesta rubrica vou partilhar com vocês os benefícios de usufruirmos de um estilo de vida sem desperdícios, deixar dicas de receitas de como fazer em casa alguns produtos de uso diário, atividades para os mais novos e, por vezes, refletir sobre assuntos que nos inquietam enquanto pais.

Encontramo-nos no próximo número…

 

1 Perry, P. (2019). Este é o livro que gostaria que os seus pais tivessem lido (e que os seus filhos agradecem que leia também). Lisboa: Editora.

 

Susana Venâncio, a Mammy Susy para o Noticías de Manteigas, Abril de 2020


×